TCERR DISPONIBILIZA REGRAS DE VALIDAÇÃO, ARQUIVOS XSD E PCASP-RR PARA O EXERCÍCIO 2018
SAGRES-CONTÁBIL
26dezembro 2017

O Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) comunica aos jurisdicionados municipais abrangidos pela INSTRUÇÃO NORMATIVA 001/2014, publicada no DOE de 24/01/2014, que disponibilizou as Regras de Validação, Arquivos XSD e o Plano de Contas Adaptado para os jurisdicionados municipais (PCASP-RR) para o exercício de 2018.

Em nota, a equipe técnica responsável pelo sistema Sagres-Contábil no TCERR destaca que não será necessário fazer o download do Sistema de Validação, porque a operacionalização passou a ser totalmente em ambiente web.

A equipe informa ainda que as remessas eletrônicas de dados contábeis para o Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade, SAGRES-CONTÁBIL, serão submetidas às regras de validação, conforme abaixo:

REGRAS DE VALIDAÇÃO - O sistema disponibilizará relatório das inconsistências detectadas classificando-as de acordo com a seguinte codificação:

• Tipo 1 – Inconsistência de formatação do elemento XML versus XSD. Impede a remessa dos dados;

• Tipo 2 – Informativa – Acata a remessa e libera o recibo de entrega. Todavia, poderá motivar um pedido de justificativa posterior;

• Tipo 3 – Impeditiva – Acata a remessa mas não libera o recibo de entrega, deixando o jurisdicionado na condição de inadimplente até regularização.

O sistema também disponibiliza dois facilitadores:

1. Ambiente para teste/treinamento => os dados informados serão analisados automaticamente e as inconsistências disponibilizadas via sistema. Estes dados não serão utilizadas pelo Tribunal.

2. Ambiente de produção => até a data limite para remessa dos dados, poderão ser feitas tantas quantas forem necessárias. Todas serão automaticamente analisadas pelo sistema e as inconsistências detectadas disponibilizadas para acertos. O Tribunal vai utilizar somente a última versão recebida.

O sistema permanecerá aberto para recepcionar tantas remessas quantas forem necessárias enquanto não apresentar o status "PROCESSADO". Após esta fase, remessas retificadoras poderão ocorrer desde que autorizadas pelo TCERR.

A equipe esclarece aos jurisdicionados que a sequência (janeiro => dezembro) é obrigatória. Ou seja: uma remessa retificadora deverá ser acompanhada do reenvio de todos os meses subsequentes, visto que o sistema está programado para reclassificá-las para status "NÃO PROCESSADO", portanto ficará inadimplente até regularização.

No link abaixo você acessa diretamente todos os arquivos para 2018:

WIKI SAGRES-CONTÁBIL